15 de fevereiro de 2019 Como comprar um YticonPCVA

Como usar o FGTS para a compra de um novo apartamento?

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:

Comprar um imóvel requer planejamento financeiro. Uma das formas de se fazer isso é aproveitando todos os recursos disponíveis, como o saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Você sabe como usar o FGTS para alcançar esse objetivo?

Muitas pessoas não entendem as regras que devem ser seguidas para liberar esse capital pela Caixa Econômica Federal. Se esse é o seu caso, não se preocupe. Neste artigo, explicaremos tudo sobre o tema.

Como usar o FGTS para comprar imóveis: vale mesmo a pena usá-lo?

Sim. Esse recurso fica retido em uma conta na Caixa, rendendo cerca de 3% a.a. Para se ter uma ideia, a poupança rende mais de 6% a.a., portanto, deixar o dinheiro nessa conta não é uma boa iniciativa.

O problema é que esse recurso só pode ser sacado em casos específicos, como doenças crônicas, demissão sem justa causa, prejuízos causados por desastres naturais e, claro, a compra de imóveis.

Quais são as regras para usar o FGTS?

Caso você possua saldo de FGTS disponível em suas contas, ele será bastante vantajoso, já que abaterá da entrada necessária para compra do seu imóvel.
No MCMV, você terá vantagem se possuir 36 meses de registro em carteira (mesmo sem saldo disponível ou registros diferentes). Caso comprove este período, haverá uma redução na taxa de juros de seu financiamento.
Para saque destes valores, você deve cumprir as regras a seguir:

  • Conta vinculada do FGTS que contenha, no mínimo, 36 meses (consecutivos ou não) de trabalho sob o regime do FGTS;
  • O trabalhador não pode ser titular de financiamento ativo concedido no âmbito do SFH, em qualquer parte do território nacional;
  • O trabalhador não pode ser proprietário, promitente comprador, usufrutuário ou cessionário de imóvel residencial, concluído ou em construção, localizado no mesmo município do exercício de sua ocupação laboral ou de sua residência, incluindo os municípios limítrofes ou os municípios integrantes da mesma região metropolitana.

Como o saldo do FGTS pode ser usado?

O FGTS pode ser usado como entrada de financiamentos imobiliários do SFH. O valor máximo do negócio deve ser de R$ 1,5 milhão.

Outro uso possível do FGTS é a amortização das parcelas futuras, reduzindo o valor das mensalidades ou diminuindo o tempo do contrato.

Caso o imóvel esteja sendo comprado em conjunto, como no caso de um casal, ambos podem pedir a liberação de seus saldos do FGTS para aumentar o valor da entrada na compra do imóvel desde que obedeçam às regras citadas no primeiro tópico.

No que o FGTS não pode ser usado?

Não é permitido usar esse valor para comprar imóveis comerciais ou por outro sistema de financiamento que não seja o SFH. Além disso, também não é possível pedir a liberação do saldo para comprar materiais de construção. Vale ressaltar que o FGTS não pode ser liberado para reformar uma propriedade.

Como pedir a liberação do FGTS?

Basta que você consulte o valor disponível em sua conta no site da Caixa e providencie a documentação necessária:

  • documento de identidade e CPF;
  • certidão de nascimento;
  • certidão de estado civil;
  • carteira de trabalho;
  • comprovante de residência;
  • certidão de matrícula do imóvel objeto da compra (quando se aplicar);
  • cópia do carnê de IPTU do imóvel;
  • extrato do FGTS.

Você não precisa financiar o seu imóvel pela Caixa para ter acesso ao recurso. Lembre-se de checar a documentação necessária com a imobiliária, construtora ou incorporadora com quem está negociando.

O banco analisará sua documentação e verá se o imóvel respeita as condições exigidas para a liberação.

Se você chegou aqui querendo saber como usar o FGTS para comprar um imóvel, deve estar satisfeito com as possibilidades que esse recurso possibilita, não é verdade? Trata-se uma excelente oportunidade para comprar o seu primeiro apartamento.

A Yticon é uma empresa que faz parte do Grupo A.Yoshii. Criada em 1965, essa companhia já ajudou milhares de pessoas a investirem no sonho do apartamento próprio. Entre em nosso site e veja o catálogo imobiliário. Com certeza temos o imóvel certo para você!

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!