28 de dezembro de 2018 Meu ApêMorar Sozinho

Como fazer um sofá de pallets

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:

Para tornar a sua casa um lugar especial, com a sua identidade e a sua cara, que tal mergulhar no universo do “Faça você mesmo”? Não é difícil! Trouxemos aqui algumas ideias para te ajudar. E aí? Partiu?

Antes, um pouco de informação…

O conceito DIY ou “Do it yourself” nasceu nos Estados Unidos dos anos 1970, mas a ideia ganhou força e popularidade no mundo das artes e da decoração a partir do início do século 21. No Brasil, o termo “Faça Você Mesmo” também é conhecido como “Bricolagem”, do francês “Bricolage”, usado para definir a prática de pequenos trabalhos sem ajuda de um profissional.

Embalado pelo conceito da Sustentabilidade, de atitudes ecologicamente corretas e economicamente viáveis, fazer móveis ou objetos para a sua casa ganha outra dimensão e importância, não é?

Vamos de Pallet?

O pallet é um estrado de madeira usado como suporte para produtos em feiras, supermercados, depósitos e estabelecimentos comerciais. Seu potencial extremamente versátil fez com que ele entrasse nas casas pela porta da frente, pois serve de base para a montagem de móveis e elementos incríveis para sua casa.

Se você está de mudança para o novo apê e está querendo fazer algum móvel com suas próprias mãos, o pallet é um excelente coringa por conta da sua estrutura, pois pode se transformar em cama, sofá, mesas de centro, e tudo mais que a nossa imaginação criar!

O pallet pode ser comprado através da internet ou em depósitos de supermercado, feiras e outros eventos livres que usam o material e fazem o seu descarte. Neste caso, é preciso verificar a qualidade do material, o tamanho e o padrão para que tudo fique perfeito em seu sofá.

Como fazer um sofá de pallets

Você deve saber que, existem vários modelos para fazer um sofá de pallets, basta usar a imaginação.

Para este modelo mais básico, você irá precisar de:

  • 6 paletts
  • Lixa grossa
  • Pregos e parafusos
  • Furadeira e martelo
  • Verniz
  • Futtons ou acolchoado para a parte do assento do sofá e almofadas e mantas para finalizar.

Passo a passo:

  • Lave e lixe muito bem todos os pallets. Você pode deixar as bordas mais arredondadas para evitar acidentes e deixar o sofá mais bonito.
  • O pallet vem com várias ripas dos dois lados. Retire duas ou três da parte do meio para servir de base para o sofá e guarde para usar posteriormente. Depois coloque o segundo palete e parafuse um ao outro em suas extremidades.
  • Fixe as ripas que você retirou do pallet para colocar nas laterais do pallet de cima para “escorar” os futtons ou acolchoado e para que eles não saiam do lugar
  • Se você for pintar o pallet, pinte sempre no sentido das veias da madeira para obter um acabamento mais bonito
  • Caso queira na configuração natural, existem vários tons de verniz disponíveis, converse com o vendedor sobre os tons e faça alguns testes em algumas amostras de madeira.
  • Caso prefira uma composição bem colorida, pense no ambiente que ele ficará em sua casa, para definir as cores. Finalize sua obra com futtons, colchonetes ou almofadas para deixar o sofá confortável, e está pronto!

O pallet oferece muitas opções de estrutura para sofá, desde o mais simples como este que ensinamos, a encaixes super elaborados com braços e encostos.

Essas informações te ajudaram? Se curtiu, compartilhe, ou melhor: coloque a mão na massa!

E depois nos conte como foi a sua experiência!

 

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!