5 de fevereiro de 2019 Meu Apê

Móveis planejados para apartamentos pequenos: quais as vantagens?

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:

Decorar um apartamento pequeno e torná-lo funcional pode ser uma tarefa difícil devido à limitação de espaço. Mesmo alguns quadros ou objetos nas prateleiras podem dificultar bastante alguns aspectos do dia a dia. Por isso, muitas pessoas optam por utilizar móveis planejados em apartamentos pequenos.

Dessa forma, é possível conseguir um resultado bastante satisfatório, otimizando o uso dos espaços e garantindo personalidade aos ambientes. E tudo isso sem ter que abrir mão da funcionalidade e da praticidade.

Descubra neste post as principais vantagens ao optar por esse tipo de móvel. Acompanhe!

Principais benefícios dos móveis planejados em apartamentos pequenos

O uso de móveis planejados, de forma geral, é bem comum em vários lugares, pois apresenta vários benefícios. Quando utilizados em apartamentos pequenos, há vários outros fatores que também devem ser levados em conta. Confira, a seguir, algumas das principais vantagens.

Uso inteligente do espaço

A primeira vantagem dos móveis planejados para apartamentos pequenos é que eles serão adaptados às características do imóvel. Com isso, o espaço torna-se funcional, respeitando a estrutura do lugar. Optar por móveis sob medida permite que os cômodos sejam mais bem aproveitados, o que é fundamental em metragens menores, como no caso dos apartamentos. Assim, os móveis se adequam perfeitamente aos espaços disponíveis, aproveitando bem cada cantinho, o que não acontece quando se escolhe peças prontas.

Melhor custo-benefício

É comum acreditar que optar por móveis planejados sairá mais caro que comprar móveis prontos. Acontece que, nem sempre, isso é verdade. O simples fato de considerar que você estará adquirindo móveis de alta qualidade, com acabamento perfeito, e que atenderão perfeitamente as necessidades dos ambientes, com materiais de qualidade e longa durabilidade, já são motivos que justificam a opção.

Por outro lado, quanto mais cômodos você utilizar móveis planejados, maiores as chances de conseguir bons descontos no valor final da sua compra. Somado a tudo isso, há a questão do suporte pelo fabricante dos móveis, que conta com uma equipe especializada de montagem e desmontagem, garantindo que você consiga fazer ajustes ao longo do tempo, ou mesmo retire os móveis de lugar caso haja uma reforma no apartamento, por exemplo. E tudo isso sem danificar nenhuma peça.

Possibilidade de simular o ambiente

Ao comprar um móvel pronto o cliente pode se decepcionar ao perceber que aquela peça não combinou com o restante da mobília, ou que ela simplesmente não correspondeu às suas expectativas. Isso não ocorre com os móveis planejados para apartamentos pequenos, já que as empresas usam a tecnologia para mostrar ao consumidor uma ideia de como ficará o espaço após a conclusão do projeto.

Em alguns casos, é possível ver em 3D como ficarão os móveis aos serem implantados nos ambientes, garantindo uma experiência ainda mais completa. Isso dá ao comprador a oportunidade de fazer as mudanças que considerar necessárias logo na fase inicial do planejamento.

Exclusividade nos projetos

Móveis prontos respeitam um padrão da marca que os fabrica. Isso faz com que os lares fiquem muito parecidos, principalmente em cidades com poucas opções de lojas. Já os móveis planejados apresentam o que há de mais moderno em design de interiores e são projetados alinhando as características do imóvel aos desejos do cliente. O resultado costuma ser uma peça diferente do que está sendo comercializado pelas grandes lojas de varejo, por exemplo.

Dicas para utilizar móveis planejados para apartamentos pequenos do jeito certo

Para poder aproveitar melhor as vantagens dos móveis planejados em seu apartamento, você ainda precisa se atentar a alguns fatores antes de fazer sua escolha. Veja aqui algumas dicas práticas.

Integre diferentes ambientes no mesmo espaço

Em apartamentos grandes, é possível pensar cada ambiente separado dos demais. A cozinha, a sala de jantar e estar, os quartos, cada um desses espaços pode ser projetado e mobiliado independentemente um do outro. Porém, em um apartamento pequeno, isso nem sempre é uma opção disponível.

O segredo para lidar com isso é pensar em seu imóvel não como uma série de ambientes, mas como espaços integrados. Por exemplo, um balcão usado como mesa para jantar também pode ser usado para preparar suas refeições, servindo para diversas funções em sua casa. O mesmo princípio deve ser aplicado ao planejar móveis para outros espaços.

Use móveis compactos ou retráteis

Independentemente do quão pequenos sejam os móveis, para que sejam funcionais eles ainda precisam ocupar um espaço mínimo dentro da casa. Uma mesa cujas cadeiras bloqueiam a passagem do corredor, por exemplo, pode intervir em seu uso, pois dificulta a circulação. Nesse caso, uma opção bem comum é utilizar móveis compactos ou retráteis.

Como o nome já diz, trata-se de um móvel cujas partes podem ser removidas, desmontadas ou compactadas enquanto ele não está em uso, reduzindo consideravelmente o espaço que ele consome até que chegue o momento utilizá-lo. Muitas mesas, cadeiras e bancos seguem essa lógica quando são projetados para um apartamento pequeno.

Tenha prioridades bem claras

Por fim, mas não menos importante, é bem tentador cair na ideia de que, com móveis planejados, você poderá incluir toda e qualquer funcionalidade que deseja para sua mobília. E, de fato, você poderá aproveitá-la muito melhor do que com outros móveis tradicionais. Mas, isso não significa que você pode ter tudo que deseja. Apesar da versatilidade dos móveis planejados para apartamentos pequenos, é necessário estabelecer uma lista de prioridades para que você consiga o máximo de desempenho no espaço.

Pense primeiro nas funcionalidades que você mais precisa em seus móveis e como elas podem ser mais bem atendidas. Em seguida, na medida do possível, adicione outros componentes e veja o resultado. E se você exceder o limite do que seria funcional e prático, é melhor parar.

Escolher móveis planejados para apartamentos pequenos é uma das melhores soluções, não apenas para aproveitar melhor os espaços, mas também para harmonizar o ambiente. Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, essa é uma opção acessível e que pode valorizar muito o imóvel, seja para locação ou para uma possível venda futura.

Gostou deste artigo? Quer continuar recebendo mais das nossas novidades e usá-las para aproveitar melhor a decoração do seu imóvel? Então, curta agora mesmo nossa página no Facebook e acompanhe tudo em primeira!

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!