21 de dezembro de 2018 Meu Apê

Papel de parede: rápido, prático e lindo!

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:

Quer dar uma mudada nas paredes da casa, mas não quer bagunça? Papel de parede é uma ótima opção! Revestimento versátil, cheio de opções diferentes de texturas, cores, padrões e até fotografias. Hoje em dia é possível encontrar preços diferenciados e muito acessíveis.

Além disso, o papel de parede tem manutenção simples, com opções impermeáveis e muito fáceis de limpar, trazendo ainda mais praticidade e beleza para seu lar. Resumindo: o papel de parede é uma alternativa muito bacana que, além da beleza estética, é de fácil instalação e sem muita bagunça.

Outras vantagens

Este revestimento pode ser aplicado em todos os ambientes. Especialistas e profissionais da área aconselham evitar a instalação em cozinhas e banheiros, pois em áreas molhadas, a durabilidade é menor.

Em outros ambientes como quartos ou salas de TV, por exemplo, proporcionam grande sensação de aconchego e ajudam no conforto acústico, pois ajudam a abafar o som do ambiente. O wallpaper também proporciona imponência e beleza e ajuda a disfarçar imperfeições das paredes.

Então deixe a imaginação correr solta, e se em paredes maiores você optou por um wallpaper mais clássico e cores neutras, no corredor ou até mesmo no teto, é possível abusar um pouco mais nas texturas ou cores vibrantes.

 

Tipos de papel de parede

  • Vinílico: É lavável e ideal para ambientes que recebam bastante luz do sol e sofram com a umidade.

 

  • Tradicional: Mais barato e frágil, já que é realmente feito de papel. A limpeza é chatinha, feita com a ajuda de aspirador e no máximo um pano levemente úmido.

 

  • TNT: Os papéis de parede de TNT lembram um tecido. São indicados também para locais mais secos, já que em ambientes mais úmidos podem vir a mofar.

 

  • Autocolantes: Vêm com adesivo e são indicados para quem ainda não tem tanta prática na aplicação ou não deseja gastar com a cola.

 

Calculando a quantidade de rolos

Tire a medida da largura (a) e da altura (b) da parede. Multiplique a largura pela altura da parede. Divida o resultado desta multiplicação pelos seguintes valores:

4.5 m² (área de cobertura de 1 rolo de 53 cm x 10 metros) ou 3.5 m² (área de cobertura de 1 rolo de 70 cm x 10 metros)

O resultado, equivale ao número de rolos necessários para a decoração do ambiente.

 

a X b = c

c ÷ 4.5  ou  c ÷ 3.5

= Quantidade de rolos

 

IMPORTANTE: Se o resultado não for um número inteiro, arredonde para mais.

 

Como instalar

Materiais necessários

  • Papel de parede (quantidade necessária de acordo com o cálculo acima)
  • Cola
  • Pote para diluir a cola
  • Escada para aplicação nos locais mais altos
  • Trena
  • Rolo e brocha para pintura
  • Tesoura e estilete para cortar o papel de parede
  • Espátula para deixar o papel de parede lisinho e sem bolhas de cola ou de ar
  • Pano e esponja para limpar as marcas de dedo após a aplicação. Se o papel de parede for o tradicional opte apenas pelo pano levemente úmido

Passo a passo

Toda a área da parede deve estar igual, sem diferenças. Então nivele antes de fazer a aplicação. Gesso ou massa corrida devem ajudar nessa tarefa. Antes de fazer a aplicação, tape buracos, lixe a parede para remover texturas de tinta e resolva qualquer tipo de infiltração.

Não é interessante aplicar o papel de parede diretamente no gesso ou na massa corrida, já que pedaços de pó podem grudar no material. Passe pelo menos uma mão de tinta, que pode ser branca mesmo. Se já estiver pintada, passe um pano para limpar a área.

Meça a área em que irá instalar o papel de parede. Quando encontrar janelas, tomadas e interruptores você deve marcar essa medida, pois será necessário cortar o papel e então retomar a aplicação após esses elementos.

Corte o papel de parede de acordo com a altura desejada. Para papéis de parede sem estampas, dê uma folga de 5cm em cima e 5cm em baixo, ou seja, 10 cm a mais da altura calculada. Se a ideia é aplicar papel de parede estampado ou com detalhes é preciso fazer com que as estampas se encaixem. A dica é calcular sempre 10% a mais de papel além do valor da altura.

Passe a cola no papel de parede com a ajuda de um rolo de pintura. Para facilitar a aplicação você pode usar um recipiente indicado para pintura de paredes para colocar a cola.

Aplicando

Aplique o papel na parede de cima para baixo. Encaixe o papel no canto superior e então vá alisando com a ajuda de um escovão ou das próprias mãos. A ideia é garantir que o papel fixe na parede, então não se assuste se ficarem algumas bolhas, elas desaparecerão naturalmente em alguns dias.

Corte as sobras de papel com a ajuda de uma espátula e do estilete. A ideia é que a espátula ajude você a cortar certinho o que sobrou do papel.

Recorte tomadas e interruptores. Você pode se programar para que o papel vá até a tomada e então continue depois dela, cortando uma tira mais fina para aplicação.

Mas caso opte por colocar o papel completo, na altura da parede, corte com a ajuda do estilete enquanto estiver colando o papel, ou marcar no próprio papel, onde se encontra o interruptor e recortar antes de passar a cola.

Limpe as emendas com um pano úmido, no caso dos papéis de parede de TNT e tradicionais. Para os de vinílico você pode contar também com a ajuda de uma esponja. Evite esfregar. A ideia é apenas tirar as marcas de dedos e o excesso de cola.

 

No Pinterest de Yticon você irá encontrar diversas opções de papeis de parede para te ajudar a se inspirar e escolher o que mais lhe agrada!

 

E não esqueça de nos contar como foi esta aventura

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!