8 de outubro de 2018 Morar Sozinho

9 dicas para quem vai morar sozinho

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:

Morar sozinho, com certeza, é libertador. Não importa se os estudos o trouxeram para essa situação ou se, finalmente, chegou a hora de deixar de morar com os pais, essa é uma experiência bacana e a transição para uma nova vida pode ser mais tranquila do que você imagina.

Para isso, alguns hábitos devem ser incorporados a fim de que a sua carreira solo não seja sinônimo de bagunça. Você vai perceber que apenas um pouco de organização é o suficiente para salvá-lo de uma série de dificuldades.

Por essa razão, listamos, neste post, 9 dicas para criar uma boa convivência consigo mesmo em seu novo lar. Acompanhe e saiba mais!
 

1) Organize tudo aos poucos

Ao se mudar, não fique ansioso em arrumar toda o apartamento de uma vez, caso contrário, você corre o risco de começar a sua vida de pessoa independente com uma coleção de dívidas. Por isso, inicie pelo mais básico, como uma boa cama (ou só o colchão), geladeira, fogão e mesa.

Aos poucos, à medida que você for se capitalizando, amplie a organização dos cômodos. Uma boa dica é visitar locais como os briques e buscar por peças usadas que possam dar um aspecto mais estiloso em sua morada. Além disso, convidar os amigos para uma festa tipo “open house” pode ser uma forma divertida de ganhar alguns presentes úteis para o seu novo lar.

2) Conheça o lugar com antecedência

Já que você vai morar sozinho e precisará se virar por conta própria, é importante conhecer bem a região onde vai viver. Assim, você saberá exatamente onde encontrar aquilo que precisa e de que forma poderá resolver os perrengues típicos de quem vive sozinho.

Desse modo, antes de bater o martelo sobre a nova residência, visite o bairro (de preferência, mais de uma vez e em horários diferentes), caminhe pelas suas ruas, identifique aquele bar ou restaurante de confiança e o mercadinho quebra-galho para emergências. Confira também se vai ser fácil se locomover para o trabalho ou faculdade. Se com essa visita você se sentir bem, pode ter certeza que encontrou um bom lugar para morar.

3) Mantenha os cômodos organizados

Não é papo de gente chata! Se você não tiver o mínimo de organização, em pouco tempo, o local estará tão bagunçado que nem os melhores episódios de “Acumuladores compulsivos” estarão à altura. Tudo é uma questão de hábito, portanto, reserve um tempo — que pode ser uns 20 minutinhos por dia — para deixar a sala em ordem, a louça lavada, a cama arrumada, o guarda-roupa organizado e as roupas sujas na tulha ou na máquina mesmo.

Se estiver com grana suficiente para ter uma diarista que cuida da limpeza pesada, essa atividade do dia a dia será o famoso “dar uma geral”. Caso o seu orçamento esteja limitado, o ideal é reservar um dia na semana para embarcar na limpeza. Nesse caso, ligue um som bacana, pense “estou cuidando do meu cantinho” e coloque a mão na massa.

4) Não exagere no tamanho do apartamento

Agora que você vai morar sozinho, pense bem: de quanto espaço você realmente precisa? Ao optar por um apartamento menor, é possível ter uma série de vantagens — a começar pelo valor do aluguel, que será mais em conta.

Lembre-se também de que um imóvel grande vai exigir mais despesas para mobiliar e decorar, assim como dará muito mais trabalho para que você o mantenha limpo e organizado. Já um apartamento pequeno pode ser bem mais aconchegante, com um quarto confortável, uma cozinha funcional e um lugar tranquilo para relaxar.

5) Aprenda a se virar na cozinha

Para quem curte cozinhar, fazer o almoço ou o jantar não é um fardo. Muito pelo contrário, torna-se um momento especial para fazer com que as receitas perfumem o lar com os seus mais deliciosos aromas — e quem sabe uma taça de vinho para acompanhar.

Contudo, se esse não for o seu caso, você pode até ficar um tempo rodando pelos aplicativos de refeição em busca do que comer, mas essa atitude pode se tornar um custo a mais no orçamento e o seu bolso, fatalmente, vai reclamar.

Para resolver o problema, pense que cozinhar não precisa ser algo doloroso, mas uma descoberta bacana. O lance é perder o medo do fogão. Além do mais, na hora de fazer a lista do supermercado, nada de comprar bobagem, ok? Sua despensa e geladeira precisam ter arroz, feijão, proteína, salada e frutas, além do kit básico de temperos (sal, pimenta, óleo, azeite e limão).

Uma dica é começar pelo mais simples. Para algumas pessoas, fazer doce pode ser mais fácil, porque as medidas são mais exatas e é mais difícil errar. Se esse é o seu caso, vale a pena preparar um sanduíche, macarrão ou uma omelete na hora do almoço ou jantar.

Além disso, no começo, se você errar na quantidade de sal ou outros ingredientes, não desista! Em pouco tempo, você começará a descobrir as medidas ideais e, até mesmo, passará a olhar para as boas panelas nas lojas com outros olhos.

6) Mantenha a geladeira limpa

Quando digo geladeira limpa, não quero dizer para deixá-la vazia. Se você está se aventurando pela gastronomia, esse eletrodoméstico será um excelente aliado. No entanto, ainda é importante que esteja livre de alimentos velhos ou estragados para evitar mau cheiro.

Por isso, tire um tempo (uma vez por mês, por exemplo) para ver como estão os prazos de validade de cada produto, assim como para resgatar aqueles tupperwares que estão lá no fundo e você nem lembra mais do que se trata.

Em bem pouco tempo você vai perceber que organizar a geladeira só vai trazer coisas positivas, entre elas, eliminar algum item desnecessário da sua lista de supermercado e evitar ingerir alguma comida vencida.

7) Prepare-se para lavar a roupa

Caso você ainda não tenha investido nisso, chegou a hora de procurar uma máquina de lavar. No caso de apartamentos com dimensões menores, vale muito a pena providenciar um modelo que lava e seca.

Além disso, compre sabão em pó, amaciante e um tira-manchas para que todas as suas peças fiquem limpas e cheirosas. Entretanto, espere juntar roupa o suficiente para lavar com a máquina cheia, assim, você economiza água e o planeta agradece.

Lembre-se também de separar as roupas claras das escuras na hora de lavar e, se você tiver que estender a roupa, faça isso logo após o final da lavagem. Caso contrário, a roupa molhada, depois de um tempo dentro na máquina, vai pegar um cheiro desagradável e terá que ser lavada novamente.

8) Organize as contas

Elas estarão lá todos os meses, pedindo atenção, e a responsabilidade de cuidar delas será toda sua. Estou falando das suas contas. Afinal, a água, luz, internet, entre outras despesas do seu apartamento não são uma graça divina e tudo tem o seu custo.

Para se sair bem na missão de organizar suas contas, comece avaliando o que você realmente necessita. Será que precisa de uma TV a cabo com 150 canais? E a internet de altíssima velocidade é realmente necessária? Esses serviços são ótimos, mas têm um custo alto e nem sempre são aproveitados.

Depois disso, é preciso se organizar para manter todos os boletos sempre pagos. Para isso, escolha um local para colocar as contas a pagar (por exemplo, use uma caixa ou grude-as na geladeira) e reserve um dia para pagar tudo. Além disso, procure agrupá-las na mesma data ou próximas, a fim de que elas casem com a entrada do seu salário.

Outra opção para deixar tudo em dia é pagar todas as contas no começo do mês, mesmo aquela que vence só no dia 20. Desse modo, você fica mais tranquilo sabendo o quanto sobra para passar o mês, reserva uma quantia para as férias ou, até mesmo, comprar algo para o seu novo lar.

9) Faça cópia da chave

Muita gente esquece ou perde as chaves e esse é um fato mais comum do que possa parecer. Para evitar contratempos, coloque uma cópia junto com o chaveiro do carro ou então deixe uma chave com alguém da sua confiança, como o vizinho, um amigo ou os seus pais.

Essas dicas deixaram você mais empolgado para encarar a aventura de morar sozinho? Por mais que esse processo de mudança pareça complicado, lembre-se de que é apenas uma questão de tempo até que você se adapte à nova rotina e curta o seu próprio espaço.

Gostou do post? Então, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos em suas redes sociais e dividir essa sensação com quem você gosta!

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!