8 de outubro de 2018 Morar Sozinho

6 conselhos para quem vai morar sozinho

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:

Morar sozinho! Com certeza é libertador! Não importa se os estudos o trouxeram para esta situação ou se finalmente chegou a hora de sair da casa dos pais. Morar sozinho é uma experiência bacana e para ser ainda melhor, alguns hábitos devem ser incorporados para que a sua carreira solo não seja sinônimo de bagunça.

Para isso, listamos alguns bons conselhos para a sua boa convivência com você mesmo. Vamos lá:

 

1)Organização em casa

Não é papo de gente chata! Se você não tiver o mínimo de organização, em pouco tempo sua casa estará tão bagunçada que nem os melhores episódios de “Acumuladores compulsivos” estarão à altura. Tudo é uma questão de hábito, então reserve um tempo (uns 20 minutinhos) para deixar a sala em ordem, a louça lavada, cama arrumada, as roupas guardadas no guarda-roupa e as sujas na tulha ou na máquina mesmo. Se estiver com grana suficiente para ter uma diarista para a limpeza pesada, esta atividade do dia a dia será o famoso “dar uma geral”.

Caso a grana esteja curta, reserve um dia na semana e embarque na limpeza. Coloque um som bacana e pense: estou cuidando da minha casa! E mão na massa!

2)Vamos cozinhar sim!

Para quem curte cozinhar, fazer o almoço ou o jantar não é um fardo, ao contrário. É um momento especial, que pode vir acompanhado de uma taça de vinho, e de fazer as boas misturas perfumarem a casa com os mais deliciosos aromas.

Mas se este não for o seu caso, você pode até ficar um tempo rodando pelos aplicativos de refeição em busca do que comer, mas pode virar um custo a mais no orçamento e o seu bolso, fatalmente, vai reclamar.

Cozinhar não precisa ser algo doloroso, mas uma descoberta bacana. O lance é perder o medo do fogão. E na hora de fazer a lista pro supermercado, nada de comprar bobagem ok? Sua despensa e geladeira têm que ter arroz, feijão, proteína, salada e frutas, além do kit básico: sal, pimenta, óleo, azeite, limão.

Meu conselho: Comece pelo mais simples. Para algumas pessoas fazer doce pode ser mais fácil, porque as medidas são mais exatas e mais difícil errar. Mas tá valendo um sanduíche, macarrão (miojo não vale!) ou uma omelete. Pode até começar errando no sal, mas não desista! Em pouco tempo, você começará a olhar para as boas panelas nas lojas com outros olhos!

3)Geladeira limpa

E quando digo geladeira limpa, não quero dizer geladeira vazia. Se você está se aventurando entre as panelas, parabéns! Nessa viagem pela gastronomia, a geladeira é uma excelente aliada, agora, é importante que ela esteja livre de alimentos velhos ou estragados para evitar mau cheiro. Tire um tempo (uma vez por mês, por exemplo) para ver como estão os prazos, e resgatar aqueles tupperwares que estão lá no fundo e você nem lembra mais do que se trata. Este hábito (de limpeza) só vai trazer coisas positivas, entre elas, eliminar algum item desnecessário da sua listinha de supermercado. Sim, aquele produto que achou que iria consumir e foi para o lixo sem sequer ter sido aberto. Quem nunca!

4)Vamos lavar roupa sim!

Nada de levar a roupa para a mamãe lavar! Caso não tenha pensado nisso, chegou a hora de investir em uma máquina de lavar. E no caso de apartamentos com dimensões menores, vale (muito) a pena investir em uma máquina que lava e seca.

Compre sabão em pó, amaciante e um tira mancha. Espere juntar roupa suficiente para lavar com a máquina cheia. Assim você economiza água e o Planeta agradece. Lembre-se de separar as roupas claras das escuras na hora de lavar. Entenda: mais sabão não fará a roupa ficar mais limpa. Ao contrário, pode fazer com que a máquina trabalhe mais do que precisa. Siga as instruções da sua máquina, aperte os botões e pronto.

5)Contas pagas

Escolha um local para colocar as contas a pagar (uma caixa ou grudadas na geladeira) e reserve um dia para organizar e pagar tudo. Procure agrupá-las na mesma data ou próximas, e que elas casem com a entrada do seu salário. Pagar todas as contas no começo do mês (mesmo aquela que vence só no dia 20) vai ajudar a deixar tudo em dia. E você vai ficar mais tranquilo, sabendo o quanto sobra para passar o mês, para fazer uma poupança para as férias ou para comprar algo para a sua casa nova.

6)Faça cópia da chave

Muita gente esquece a chave. Isto é um fato mais comum do que possa aparecer. Para evitar contratempos, coloque uma cópia junto com a chave do carro ou então tenha uma cópia com alguém da sua confiança: vizinho, um amigo ou com os pais.

 

Estas dicas te ajudaram? Se curtiu, compartilhe este post e fique colado no nosso blog! Toda semana teremos novidades para quem está entrando na deliciosa onda do próprio apê!

 

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!