21 de maio de 2019 Meu Apê

4 regras de condomínio residencial para você ficar atento

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:

Comprar um imóvel em um condomínio é uma escolha cada vez mais frequente. Isso porque esse tipo de moradia oferece uma infinidade de vantagens, como ampla área de lazer, segurança, boa localização, excelente custo-benefício e maior qualidade de vida. Mas, a convivência com outros moradores pode gerar conflitos e desentendimentos.

Para evitar que isso aconteça, é fundamental ficar atento às normas. Então, separamos as principais regras de condomínio residencial que devem ser seguidas para que você tenha uma boa relação com seus vizinhos.

1. Evite barulho em excesso

Todo condomínio tem restrição com relação ao barulho. Normalmente são estabelecidos horários a partir dos quais os ruídos altos são proibidos. O ideal é ter bom senso durante todo o tempo. Então, evite o volume alto da TV e outros aparelhos, não utilize sapatos de salto dentro do apartamento, pois o barulho dos passos podem incomodar os vizinhos do andar de baixo.

Tapetes e carpetes ajudam a barrar o som. Aproveite esse benefício para incluí-los em sua decoração. E não esqueça de ligar eletrodomésticos barulhentos apenas nos horários permitidos.

2. Tenha atenção aos animais de estimação

Se você tem algum bichinho de estimação, é preciso seguir as normas sobre a circulação com eles nas áreas comuns. Há condomínios que determinam que eles sejam levados no colo pelos corredores e elevadores. Ainda, caso seu animalzinho faça sujeira nos espaços de convivência, limpe-a imediatamente.

Dependendo do porte do cachorro, pode ser que ele faça barulho ao caminhar pelo apartamento. Pergunte ao vizinho de baixo se o ruído causa algum transtorno. Se causar, colocar tapetes emborrachados no chão é uma ótima alternativa para evitar que o som o importune.

3. Estabeleça limites nas brincadeiras das crianças

Se você tem filhos ou recebe visitas com crianças, deve pedir para que não gritem ou corram nas áreas que não são destinadas às brincadeiras. Alguns brinquedos podem ser bastante barulhentos. Por isso, é preciso estar atento.

A grande maioria dos condomínios conta com playground, que é o lugar perfeito para os pequenos. Além do espaço apropriado para a diversão deles, é um ambiente onde eles podem conhecer as crianças vizinhas e aumentar seu círculo de amizades. Com isso, os pais também acabam se relacionando, melhorando a vida em condomínio.

4. Respeite as regras envolvendo as áreas comuns

Os espaços comuns são os ambientes utilizados por todos os moradores, desde a garagem, corredores até área de lazer. Como há um grande fluxo de pessoas diariamente nesses locais, é fundamental seguir as normas para não excluir ou perturbar o uso dos outros.

Na garagem, não buzine, use luz baixa, respeite a vaga dos outros e não utilize a sua como depósito. Os agendamentos dos salões de festa, quadras e churrasqueiras devem ser feitos com antecedência e sempre pelo morador do apartamento. É preciso informar o dia, horário e qual ambiente será utilizado.

O recomendado é estabelecer um limite de vezes que tal espaço pode ser utilizado por morador. Assim, todos terão a mesma chance de usufruir da área.

Essas quatro regras de condomínio residencial ajudam muito a melhorar o relacionamento e convivência entre os moradores. Lembre-se que em qualquer situação o bom senso deve prevalecer assim como a cordialidade com seus vizinhos e com os funcionários do local.

Quer saber mais sobre as normas da vida condominial? Então, não deixe de ler nosso post sobre as regras que envolvem o uso da garagem.

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!