1 de fevereiro de 2019 Como comprar um Yticon

Tudo que você precisa saber antes de comprar um imóvel na planta

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:

Comprar o primeiro imóvel pode ser um desafio, já que esse investimento exige muito dinheiro. Para quem não precisa se mudar imediatamente, uma alternativa é adquirir o imóvel na planta.

Essa compra costuma ser interessante, pois representa uma economia de cerca de 20% em relação aos imóveis prontos. Além disso, o proprietário pegará as chaves de uma propriedade com valor de venda superior ao que investiu.

No entanto, para que essa compra seja vantajosa, é necessário tomar alguns cuidados. Leia este artigo até o final para entender.

Conheça o passado da construtora

Ao comprar um imóvel na planta, o investidor está confiando na palavra de uma empresa, por isso, deve investigar se a companhia tem credibilidade no mercado.

Uma rápida pesquisa na internet já pode render insights interessantes, mas o ideal é visitar outros projetos da empresa e conversar com moradores. Você também pode pesquisar seu CNPJ para ver se responde a algum processo ou visitar o site do Procon para entender se existem reclamações com relação à companhia.

Analise o memorial de incorporação

O documento mais importante no início da negociação é o memorial de incorporação. Peça para vê-lo antes de comprar. Se o corretor se negar a apresentá-lo, encerre o negócio.

O memorial de incorporação é um conjunto de documentos e certidões negativas. Eles comprovam, junto ao Cartório de Registro de Imóveis, que a empresa não tem débitos com a justiça, de que o projeto foi aprovado pelo órgão responsável, que o terreno está em situação regular etc.

A lei obriga que junto às peças de publicidade que divulgam o projeto conste o número do registro do memorial de incorporação, além do nome do cartório onde esse documento pode ser consultado, uma vez que se trata de uma informação pública.

Uma dica importante: prefira fazer negócios com empresas que tenham patrimônio de afetação. Dessa forma, ainda que a companhia enfrente problemas financeiros, existe a garantia legal de que o imóvel será entregue.

Observe a maquete

A maquete não é uma peça de decoração do escritório da construtora. O comprador deve analisá-la com atenção e questionar a empresa sobre aquilo que não entender. A maquete pode ajudar a pessoa a escolher um apartamento que recebe mais iluminação natural, por exemplo — além de analisar se a arquitetura do local é do seu agrado.

Reflita sobre o custo do investimento

O comprador deve ter cautela, evitando se deixar levar pelo entusiasmo. Lembre-se de que além do valor da parcela, existem custos com documentação e valor da entrada. Só o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) custa cerca de 2% do valor do imóvel.

Além disso, o comprador deve ter clareza sobre a necessidade e o objetivo do negócio. Ele pode, por exemplo, comprar o imóvel na planta para alugá-lo em seguida.

Guarde informações sobre a negociação

Folders, e-mails e fotos, entre outros, devem ser guardados, pois poderão ser usados para provar que a construtora não cumpriu com a sua palavra, caso o investidor precise entrar na Justiça contra a empresa. Organize essas informações para manter em vista tudo o que foi acordado.

Como vimos neste artigo, comprar um imóvel na planta é uma alternativa válida para adquirir o seu apartamento. Assim como em qualquer outra negociação, cabe ao consumidor a obrigação de analisar as informações apresentadas para proteger os seus interesses.

Gostou deste artigo? Então, siga nosso blog nas redes sociais! Estamos no Facebook, Instagram, Twitter, Pinterest, LinkedIn e YouTube.

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!