2 de julho de 2019 Educação Financeira

Veja o que é e como utilizar o simulador de crédito imobiliário

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:

O que é o simulador de crédito imobiliário e como ele funciona? O simulador é uma ferramenta que auxilia potenciais compradores a tomarem uma decisão sobre onde vão morar. Ele é nutrido com dados como o valor do imóvel que você pretende adquirir, quanto ganha e quanto já poupou e retorna uma estimativa de quanto terá que pagar mensalmente para financiar o seu lar.

A ferramenta é um passo fundamental para quem quer adquirir um imóvel já que, dentre outras coisas, ela indica se é mais vantagem comprar um apartamento ou continuar no aluguel. Quer conhecê-la melhor? Confira o guia que preparamos sobre o simulador de crédito imobiliário!

O que é o simulador de financiamento imobiliário?

Há uma porção de financiamentos imobiliários diferentes no mercado. Eles contam com taxas distintas e vantagens diferenciadas — como descontos para quem é correntista do banco ou faz seus investimentos ali.

Colocar na ponta do lápis todas os benefícios e desvantagens de cada um deles é a parte mais importante de se comprar um apartamento. Por isso, existe o simulador de financiamento imobiliário.

Essas ferramentas automatizam o cálculo de variáveis como juros, valor da entrada, valor da parcela e tempo para quitação para que você não precise passar horas fazendo os mesmos cálculos. Bancos, instituições financeiras e construtoras costumam disponibilizar seus próprios simuladores, que levam em consideração critérios como renda e idade do proponente.

Eles estimam que custos serão pagos durante o financiamento e outros dados que são importantes para decidir se é hora de comprar um imóvel ou não.

Por que o simulador de crédito imobiliário é importante?

O simulador de financiamento imobiliário é importante para quem quer comprar um apê porque mostra todas as oportunidades de negócios que estão disponíveis no mercado e indica, com clareza, informações que de outra maneira poderiam passar despercebidas.

O simulador deixará claro, por exemplo, quanto é pago de juros todos os meses e o quão competitiva é uma oferta em relação às outras. Ele também mostrará qual das instituições financeiras fornecem o serviço com menos complicação e burocracia. Não é bacana?

O que preciso saber antes de simular meu crédito?

Pronto para fazer a simulação do seu crédito e começar a procurar o imóvel dos seus sonhos? Então fique atento aos dados que precisa ter em mãos para usar o simulador:

  • Tipo de financiamento que quer fazer;
  • Valor do imóvel que deseja comprar;
  • Cidade e estado em que o imóvel está localizado;
  • Valor da entrada que pretende dar;
  • Renda mensal do proponente ou proponentes;
  • Idade do proponente ou proponentes;
  • Entre outras informações, que podem variar conforme o simulador de financiamento imobiliário utilizado (relacionamento com o banco, anos de contribuição ao FGTS etc).

Como interpretar os resultados do simulador de crédito imobiliário?

Fez a simulação do financiamento do seu imóvel e não sabe como interpretar os resultados? Vamos ajudá-lo nessa tarefa.

A primeira informação importante do seu financiamento imobiliário é o valor e o número das parcelas que serão pagas, somado aos juros cobrados. No detalhamento você conseguirá ver todos os itens que compõe sua parcela.

Outros dois detalhes importantes são o valor da entrada e a quantidade de anos financiando o bem. O ideal é que se faça múltiplas simulações, considerando períodos diferentes e valores de entrada distintos para entender qual é a oferta que está dentro da sua capacidade financeira assim como qual a  mais competitiva para a sua família.

Os valores da simulação não necessariamente serão aqueles que o seu banco oferecerá no momento da negociação. Conhecê-los é uma vantagem para que tenha informações o suficiente para negociar durante a contratação. . Por isso, com os resultados em mãos, principalmente nos bancos privados, converse com o seu gerente e veja se as condições apresentadas não são passiveis de negociação.

Utilizar um simulador de crédito imobiliário é uma forma de conseguir mais informações sobre esse importante passo da vida — a aquisição de um imóvel próprio. Não deixe de fazê-lo se está pensando em adquirir um apartamento. Mas lembre-se: simulação não é aprovação de crédito, ou seja, você terá que se consultar com um gerente para garantir que a oferta que viu no site do banco é válida para seu perfil.

Caso tenha dúvida quanto ao resultado dos valores simulados, procure seu corretor, gerente, ou ainda nossa equipe especializada. Temos um time treinado para atende-lo sempre que preciso.

Agora que você já sabe bem como utilizar o simulador de crédito imobiliário, não se esqueça de assinar a nossa newsletter. É com ela que ficará sabendo de todas as novidades aqui do blog!

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!