14 de maio de 2019 Morar Sozinho

Cortinas para apartamento: 4 dicas para acertar na escolha

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:

A decoração com cortinas para apartamento é algo que deve ser bem pensado para tornar o seu lar sofisticado e, ao mesmo tempo, funcional. Afinal, esse item deve proporcionar privacidade, controlar a luminosidade, a ventilação e, ainda, enriquecer visualmente o ambiente.

Com tantos modelos e materiais disponíveis no mercado, é normal ter dúvidas na hora de escolher a ideal para o seu apê. Tenha em mente que ela deve ser escolhida com base no estilo da decoração que pretende aplicar em seu lar. Além disso, anote as dicas a seguir que separamos para você!

1. Conheça os modelos de cortinas

As suas cortinas para apartamento devem incrementar a decoração. Como ocupam espaços grandes e ficam bastante visíveis, elas não devem roubar a cena nem destoar do restante do ambiente. Então, conheça os modelos e opte pelo qual combinar melhor com o estilo pretendido:

  • persianas: esse tipo casa muito bem se o objetivo é uma decoração mais clean e moderna. Para residências, o ideal é optar pelas persianas horizontais pois as verticais são indicadas apenas para ambientes corporativos;
  • romana: fica ótimo em janelas que vão do teto ao chão. É possível controlar qual parte ficará aberta, garantindo a privacidade e entrada da luz natural na medida certa. Fica bem em qualquer estilo de decoração;
  • painel: semelhante à cortina romana, no entanto, abre horizontalmente;
  • rolô: é formada por uma estrutura única, fina e retrátil que recolhe por completo na parte superior. Esse modelo confere um ar neutro e elegante em qualquer ambiente;
  • tradicional: é a mais utilizada devido à sua versatilidade. Dependendo do tecido do qual é feita, pode ser usada em qualquer decoração para conferir mais aconchego e requinte. A instalação é fácil e pode ser em varão ou trilhos de correr.

2. Observe a textura do material

A escolha do tecido deve ter como base a funcionalidade do cômodo. Por exemplo, uma sala de TV deve ter uma cortina de material mais espesso para bloquear a incidência da luz natural e, assim, não atrapalhar com os reflexos na televisão.

Para esses casos, os indicados são lona, veludo, sarja, brim, shantung, linho puro. Vale apostar nos mesmos tecidos no quarto de quem prefere dormir no escuro e se incomoda com a entrada da luz externa. Os tecidos leves como voil, chiffon, crepe e organza dão a sensação de maior acolhimento, ideal para uma sala de estar.

Se quiser esse mesmo clima na sala de TV e quartos mas, que possa bloquear a luz sempre que desejar, a melhor opção é uma cortina dupla. Ou seja, um forro com tecido grosso ou blecaute e uma camada de tecido leve e translúcido.

Ao escolher o material, leve em consideração que a textura precisa harmonizar com proposta decorativa do seu lar.

3. Escolha a cor das cortinas para apartamento

As cores neutras não têm erro, vão bem em qualquer estilo de decoração e podem ser usadas em todos os ambientes da residência. Então, aposte em tons como off white, areia, palha, bege, cinza e branco.

As tonalidades claras ampliam os espaços. Sendo assim, se o cômodo é pequeno, escolha uma cor que seja igual ou mais próxima possível à da parede. Estampas, brilho e cores vibrantes ou escuros devem ser usados com muito cuidado, pois tendem a deixar o ambiente pesado e com excesso de informação.

4. Saiba a altura correta para cortinas

Uma forma de não errar e dar mais elegância e sofisticação ao seu apartamento, é instalar as cortinas próximas ao teto e no mesmo nível do chão. Cuide para que o tecido cubra totalmente a janela. O ideal é que tenha folga de aproximadamente 15 centímetros para cada lado.

Os modelos romano e rolô devem ficar 10 centímetros abaixo da janela. O mesmo vale caso tenha algum móvel abaixo dela. Se a janela for baixa, procure instalar o varão cerca de 25 centímetros acima dela.

Caso contrário, dará a impressão de que ela é ainda mais baixa, prejudicando o visual. Já se o pé direito do imóvel for superior a 2,7 metros, prefira colocar o varão ou trilho na metade da distância entre a parte superior da janela e o teto para ter um efeito lindo.

Outro fator que deve ser levado em conta e a frequência com que elas deverão ser removidas para lavação. Opte pelas cuja instalação e retirada sejam fáceis.

Enfim, as cortinas são aliadas fundamentais para valorizar a decoração dos cômodos, permitir a ventilação e a entrada da luz natural. Por isso, não deixe de seguir as nossas dicas para acertar na escolha do modelo, material e posição das cortinas para apartamento.

Já que o assunto também envolve a luminosidade natural, aproveite a visita no blog e leia nosso post sobre o quanto de sol você quer no seu apê.

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!