24 de maio de 2019 Morar Sozinho

Decoração de quarto infantil: 5 tendências que você precisa conhecer!

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:

Quando se trata de deixar o espaço da criança lindo e aconchegante, é fundamental buscar referências. Inclusive, a decoração de quarto infantil tem finalidades que vão além da estética. Afinal, todo ambiente no qual os pequenos passam boa parte do seu tempo acaba cumprindo função lúdica. Assim, caprichar no estilo, cores e elementos do dormitório vai ajudar a estimular o desenvolvimento infantil.

Então convidamos você a conhecer 5 tendências que fazem a cabeça das mamães e papais — tanto dos mais tradicionais quanto dos descolados!

1. Linha montessoriana

No quarto montessoriano, a decoração é direcionada a oferecer estímulos e favorecer a autonomia. Para tanto, prioriza dispor os elementos de maneira à criança poder alcançá-los sempre que tiver vontade.

Nele, a cama fica rente ao chão, objetos e livros são posicionados bem fáceis de pegar. A peça-chave da composição é o espelho colado na parede, facilitando o pequeno enxergar seu reflexo. É indicado fazer rodízio com os brinquedos, para despertar o interesse e a curiosidade infantil.

2. Tema genderless

Para quem vai decorar o quarto do bebê, sem saber ainda se vem aí um menino ou uma menina, a decoração neutra pode ser ideal. Esse estilo fica ótimo também nos quartos compartilhados por irmão e irmã, já que é formado por elementos apropriados a ambos.

A dica, aqui, fica por conta de brincar com as cores, imprimir bastante estilo e personalidade ao espaço. Isso pode ser feito usando móveis em linhas clássicas, adornos em formatos originais e cores suaves.

3. Estilo evergreen

O estilo se baseia na escolha de móveis e objetos atemporais, adequados às várias fases da infância. O que quer dizer preferir móveis que mantenham a utilidade no decorrer do desenvolvimento da criança.

Nessa modalidade estão os berços que viram mini cama, as cômodas que tornam-se escrivaninhas e as demais mobílias multifuncionais. Mais coringas, nesse caso, são os revestimentos de parede, que podem ser trocados de acordo com a idade — e o gosto — dos pequenos.

Outros indicativos da idade de quem dorme no quarto aparecem nos elementos que podem ser facilmente substituídos, como nos quadros, nas pelúcias, cortinas e almofadas.

4. Decoração minimalista

No minimalismo, o que conta é usar poucos objetos para mobiliar e decorar o cômodo. Despojada e clean, essa tendência em decoração de quarto infantil se compõe com peças essenciais.

Na linha do “menos é mais”, utiliza cores claras, linhas retas e poucas peças. Compor contrastes, de modo a destacar os móveis e dar sensação de amplitude ao ambiente, é outra característica do estilo.

Para alegrar o quarto, pode-se usar almofadas, abajures e quadrinhos — com a devida moderação.

5. Tipo hippie chic

Paz, amor e muita beleza compõem o estilo que faz a releitura da estética dos anos 70 diretamente para o quarto da criança. Com elementos que mesclam o místico ao hippie, ela traz estampas florais e étnicas, ornamentos em crochê e muitas franjas.

Os pompons fazem parte dessa decoração, voltada a atrair felicidade e bons fluidos ao quarto infantil. Tecidos na parede, filtros dos sonhos, edredons e almofadas multicoloridas dão o tom dessa decoração, que tem a criatividade como base.

Você viu as 5 tendências em decoração de quarto infantil que estão em evidência, então, use essas referências à vontade. Mas, lembrando sempre de conciliar o seu gosto com aquilo que a moda indica como sugestão. Até porque o principal é a sua criança se sentir confortável e feliz no espaço que é dela. Tudo o mais, inclusive a questão estética, pode e deve ser adaptado às preferências do pequeno — e ao que você considerar melhor para ele.

Conheça, agora, as vantagens dos móveis planejados para apartamentos pequenos!

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!