28 de maio de 2019 Educação Financeira

Entenda como funciona a amortização de financiamento imobiliário

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:

Para comprar um imóvel, a maioria das pessoas recorre a algum tipo de financiamento de longo prazo. A antecipação do pagamento das parcelas é possível e bastante vantajosa, pois diminui o tempo e valor final da dívida. Assim, pode-se planejar para a conquista de outros sonhos. Esse adiantamento é chamado de amortização do financiamento.

Como há várias formas de fazer isso, é preciso entender as diferenças entre as modalidades para optar pela maneira mais vantajosa para você. Portanto, fique atento aos sistemas mais utilizados pelos bancos e qual é o mais indicado para cada situação.

O que é amortização?

Amortizar significa reduzir o valor de uma dívida por meio de pagamentos parciais. Ou seja, ao pagar mensalmente as parcelas do financiamento do seu apê, você está amortizando o seu saldo devedor.

Desse modo, a amortização se mostra vantajosa. Afinal, há economia ao reduzir o número de prestações, os juros, impostos, taxas administrativas e seguro das mensalidades quitadas.

Quais os sistemas de amortização de financiamento?

Ao contratar um financiamento, a instituição financeira oferece duas modalidades para que você amortize sua dívida. Saiba quais são elas e analise qual é a mais adequada para a sua situação financeira:

Tabela SAC — Sistema de Amortização Constante

As prestações iniciais são mais elevadas e decrescem com o tempo, pois a taxa de juros é reduzida gradativamente. Em outras palavras, o valor da amortização nas parcelas mensais de quitação da dívida se mantém constante. É o valor mensal dos juros que decresce até o fim da dívida. Assim, há amortização desde o início porque os juros são calculados sobre o valor residual.

Tabela Price

Nesta modalidade as prestações são fixas, corrigidas apenas pela TR, que é a taxa referencial. Diferentemente da SAC cujas parcelas são decrescentes. Mesmo com a correção da TR, as parcelas são sempre constantes e não variam muito do valor inicial contratado.

Como amortizar?

A forma de amortização deve ser escolhida de acordo com a sua situação financeira. No entanto, independentemente da opção feita, pagar antecipadamente uma dívida é sempre benéfico em razão do desconto dos juros, que gera economia para o seu bolso.

Sendo assim, vale a pena fazer um planejamento financeiro e poupar para quitar sua dívida. Além disso, é possível utilizar o FGTS na amortização de financiamento. As regras para a utilização do fundo de garantia obedece às mesmas aplicadas na contratação da linha de crédito.

Sempre que você optar por este tipo de amortização, o banco avaliará se está apto segundo as regras do FGTS, que hoje são:

  • possuir 36 meses (consecutivos ou não) de trabalho sob o regime do FGTS;
  • não ser titular de financiamento ativo concedido no âmbito do SFH em qualquer parte do território nacional;
  • não ser proprietário de imóvel residencial, concluído ou em construção, localizado no mesmo município do exercício de sua ocupação laboral ou de sua residência, incluindo os municípios limítrofes ou os municípios integrantes da mesma região metropolitana.

Em alguns casos, é necessário respeitar um período de tempo para fazer uma nova amortização. Existem alguns tipos de amortização com FGTS, procure seu gerente e avalie a melhor opção pra você.

Quais as vantagens?

A amortização de financiamento representa redução da dívida, seu orçamento mensal fica menos comprometido e, com isso, há a possibilidade de novos investimentos e conquistas para você e sua família. Descubra outros benefícios:

  • a diminuição do saldo devedor é uma das grandes vantagens. Pagar menos por um imóvel é um alívio para as suas despesas;
  • com a redução do tempo de pagamento é possível planejar-se para outras oportunidades.

Portanto, avalie com atenção as formas de amortização de financiamento para poder usufruir dos benefícios acima. Para ajudar na sua decisão, faça simulações para poder optar com segurança sobre a maneira mais adequada ao seu perfil e condições financeiras atuais.

Quer receber mais dicas sobre qual a melhor forma de comprar um imóvel e como encontrar o ideal para sua família? Então, assine nossa newsletter para receber o melhor conteúdo sobre o tema!

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!