10 de maio de 2019 Morar Sozinho

Apartamento novo ou usado: o que vale mais a pena?

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:

Se você está com planos de comprar um apê e formar uma família, deve ter se perguntado: “o que é melhor: um apartamento novo ou usado?”. Essa é uma decisão muito importante e que deve ser muito bem pensada para não ter arrependimentos, não é mesmo?

Então, para ajudar você a escolher a melhor opção, destacamos as vantagens e desvantagens de cada uma. Assim, você terá melhores condições de entender qual tipo de imóvel é o ideal para seu perfil. Confira!

Quais os prós e os contras de um apartamento usado?

Ao visitar um imóvel usado, algumas pessoas se surpreendem com as condições e qualidade. Você pode ter a mesma sensação. A seguir, conheça as principais vantagens e desvantagens.

Vantagens

  • prazo menor para a mudança: para se mudar para o novo lar, basta um acordo entre o proprietário e o comprador;
  • mais espaço: os apês construídos em outra época do mercado imobiliário geralmente têm maior metragem;
  • preços mais baixos: isso é devido à idade da construção e ao fato de alguns proprietários terem pressa na venda.

Desvantagens

  • condomínio mais caro e sem opções de lazer: dificilmente haverá salão de festas, piscina, academia, quadra poliesportiva e outros diferenciais;
  • insegurança na negociação: há o risco de ter problemas com a documentação, já que estará negociando com uma pessoa física e não uma empresa idônea;
  • estrutura desgastada: muito provavelmente será preciso fazer algum tipo de reforma, seja para deixar do jeito que você sonha, seja para consertar infiltrações, tubulações de água e gás, acrescentar tomadas, paredes descascadas, janelas e portas velhas, entre outros itens;
  • ausência de elevadores modernos, portarias e sistemas de segurança: prédios antigos normalmente contam com elevadores também antigos, mesmo que conservados. A segurança também deixa a desejar (falta câmeras de segurança, portaria virtual, controle de acesso).

Portanto, ao optar por comprar um apartamento usado, é preciso ter cuidado redobrado com a documentação. Além disso, não esqueça de fazer um orçamento detalhado do que precisará de reforma e incluir essa despesa no valor do imóvel para saber quanto realmente gastará.

E os pontos positivos e negativos de comprar um apartamento novo?

Em geral, os pontos negativos de comprar um imóvel novo estão relacionados a erros da construtora. Por esse motivo, é fundamental contratar uma empresa idônea e com referência no mercado.

Assim você não terá atrasos na entrega das chaves, despesas inesperadas e seu apartamento será exatamente conforme consta no contrato. Essa é a maior preocupação de quem está em dúvida entre um apartamento novo ou usado. Acompanhe as desvantagens e vantagens da compra de um apê novo.

Desvantagens

  • tamanho menor: os imóveis novos costumam ter menos espaço que os antigos;
  • prazo maior para se mudar: depende da entrega da construtora, no entanto, isso nem sempre é uma desvantagem, já que muitas pessoas compram o apartamento agora com planos para se mudar só daqui a algum tempo.

Vantagens

  • mais comodidade e segurança: os apês novos já vêm equipados com o que há de mais moderno, tanto em tecnologia quanto em estrutura. Por exemplo, há portões eletrônicos, sistemas avançados de segurança, elevadores mais rápidos e seguros, entre outros;
  • áreas de lazer melhores: os condomínios novos têm muitas opções nas áreas comuns, tais como academia, piscina, quadras, playground, pet care, lavanderia, sala de pilates;
  • pagamento facilitado: há melhores e mais possibilidades de financiamento para um apartamento novo do que para um antigo. Ainda, pode contar com programas de incentivo como o Minha Casa Minha Vida;
  • estrutura novinha: como você será o primeiro morador, toda a estrutura estará em perfeito estado e não precisará de obras ou reformas;
  • valorização e patrimônio: um imóvel novo é muito melhor para compor seu patrimônio, afinal, será mais valorizado pelo mercado. Caso você decida vendê-lo, valerá mais do que um usado.

Enfim, ao decidir entre um apartamento novo ou usado, observe bem os pontos que mencionamos ao longo do artigo. Perceba que há mais benefícios e menos pontos positivos para a compra de um apê novinho em folha. Para não correr riscos de atrasos na entrega ou outros contratempos, procure uma construtora de confiança cujo objetivo é criar empreendimentos econômicos, bem localizados e com distribuição inteligente dos espaços. Assim, você terá mais qualidade de vida, conforto e segurança.

Gostou de conhecer as principais vantagens de um apartamento novo e de um usado? Então, compartilhe este post em suas redes sociais para que mais pessoas tenham suas dúvidas esclarecidas!

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!