11 de junho de 2019 Como comprar um Yticon

Saiba o que fazer em Presidente Prudente para curtir a cidade

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:

Quem imagina a capital do Oeste Paulista como uma cidade pacata, pode se surpreender ao descobrir que há sempre o que fazer em Presidente Prudente para curtir em casal ou com a família.

Uma das cidade que lideram o ranking de qualidade de vida do país, Prudente (como costuma ser chamada por seus moradores) reúne tranquilidade e modernidade em um só lugar. Neste texto, vamos mostrar um pouquinho das atrações que a cidade oferece. Então, siga com a leitura e conheça mais sobre essa cidade surpreendente!

Conheça a história de Presidente Prudente

Presidente Prudente foi fundada em 1917. Até então, a cidade era um distrito de Conceição de Monte Alegre, atual Paraguaçu Paulista. O nome escolhido para o novo município era uma homenagem à Prudente de Moraes, o terceiro presidente do Brasil.

Apesar da cidade ter sido fundada apenas no século XX, sua história é bem mais antiga. Antes que os primeiros caboclos chegassem à região, o oeste paulista já era habitado há séculos por caingangues, xavantes, caiuás e guaranis.

Ainda no século XIX, a região recebeu uma leva de migrantes oriundos de Minas Gerias que buscavam refúgio para evitar a convocação para lutarem na Guerra do Paraguai, ocorrida entre 1864 e 1870.

Já no fim do século, com o incentivo do Estado para a ampliação das áreas produtoras de café, a região passou a ser ocupada por grandes fazendas cafeicultoras. A construção da linha férrea Sorocabana, que ligava o porto de Santos a Presidente Prudente colaborou com a expansão da cidade e com o escoamento dos produtos para a exportação.

Além da Sorocabana, a construção da Linha Férrea Noroeste do Brasil em 1906, que ligava Bauru a Corumbá – o famoso Trem do Pantanal – contribui para a chegada de novos moradores e investidores à cidade. Dessa forma, em menos de 200 anos de história, Presidente Prudente passou a ser o lar de mais de 200 mil pessoas oriundas dos mais diversos cantos do Brasil.

O que fazer em Presidente Prudente

Com uma rica história que mistura a cultura indígena, caipira e mineira, sem falar das influências culturais diversas trazidas pela ferrovia, Presidente Prudente tem muito a oferecer aos seus moradores e visitantes. Confira algumas dicas do que fazer na cidade!

Caminhada no Parque do Povo

Essa extensa área verde fica localizada no coração da cidade. A população prudentina e seus visitantes aproveitam a sombra das inúmeras árvores para a prática de esportes como corrida e caminhada. O Parque do Povo é uma excelente opção para passar as tardes, passear com animais, encontrar pessoas e se reconectar com a natureza.

Divirta-se com os pequenos na Cidade da Criança

A Cidade da Criança é um grande parque ecológico localizado a 8 quilômetros do centro de Prudente, rodeado de matas, bosques e lagos. No local é possível realizar diversas atividades como passeio de trenzinho, praticar esportes no campo de futebol, visitar o planetário, andar de teleférico, entre outras.

Visita ao Centro Cultural Matarazzo

O Centro Cultural Matarazzo ocupa antigos galpões das Indústrias Matarazzo que, no passado, eram destinados ao beneficiamento de algodão e café. Hoje, o local abriga a Biblioteca Municipal e a Escola Municipal de Artes, além de cinema, galerias de arte, salas de ensaios e espetáculos e o Teatro Paulo Roberto Lisboa. Vale a pena ficar de olho na agenda do Centro Cultural e se programar para participar das diversas atividades culturais realizadas no local.

Essas são apenas algumas dicas do que fazer em Presidente Prudente, mas a cidade oferece ainda outras inúmeras possibilidades de atividades para serem realizadas com a família. Além das atividades realizadas na área urbana, ainda há opções de passeios na zona rural para apreciar a bela paisagem da região do Pontal do Paranapanema.

Compartilhe esse texto com seus amigos e programem juntos o próximo passeio por Prudente!

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!