23 de abril de 2019 Como comprar um Yticon

Vistoria de apartamento: o que deve ser levado em consideração?

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:

Ao receber as chaves de um imóvel novo, o comprador deve ter certeza de que toda a sua estrutura está em ordem, exatamente como prometido durante a negociação. Por isso, a vistoria de apartamento é uma etapa tão importante na transação.

Antes do aceite, é preciso verificar junto à construtora ou vendedor todos os detalhes sobre os diferentes itens da unidade. O objetivo principal é esclarecer todas as dúvidas do comprador. Neste post, preparamos uma relação com alguns dos principais pontos que devem ser verificados na vistoria. Confira!

Portas e janelas

Durante a vistoria do apartamento, todos os equipamentos terão o seu funcionamento testado. Portas e janelas serão abertas e fechadas. Também será verificado se as chaves das portas funcionam corretamente.

Pintura

A pintura nas paredes e no teto do apartamento não pode apresentar diferenças de tonalidades ou manchas escuras. Falhas na pintura podem indicar, inclusive, problemas maiores como vazamentos.

Onde houver azulejos e lajotas, verifique se elas estão bem instaladas e devidamente rejuntadas. Procure por trincas, rachaduras e diferenças de tonalidades. Se houver problemas nas paredes, você pode fotografar para detalhá-los à construtora.

Instalação elétrica

Durante a vistoria de apartamento, aproveite para tirar todas as suas dúvidas sobre itens da instalação elétrica, como a voltagem correta das tomadas ou sobre o disjuntor DR. Quadro elétrico, disjuntores e sistemas de segurança serão devidamente identificados e receberão lacres.

Aproveite ainda para avaliar como está distribuída a tubulação do ar condicionado pelos diferentes cômodos. Na visita você poderá esclarecer questões técnicas à respeito de questões como a viabilidade de fazer futuras instalações elétricas ou modificações.

Pisos

Os pisos e os contrapisos também precisam ser checados. Um nível pode ser utilizado para verificar se o nivelamento está correto. O caimento precisa seguir sempre em direção aos ralos, para garantir o correto escoamento da água.

Outro teste que se pode fazer é bater com a mão nas lajotas e verificar o som. Se for abafado, pode indicar problemas na fixação do contrapiso, mostrando que provavelmente ele vai se descolar em breve.

Instalação hidráulica

Verifique as especificações do imóvel quanto às instalações hidráulicas e teste todos os pontos de água. Avalie os sifões, torneiras e ralos para se certificar de que estão funcionando adequadamente, com boa vazão. Também é o momento de verificar o caimento do piso nas áreas de banho, o que garante o bom escoamento da água.

Hora de esclarecer dúvidas

De maneira geral, a vistoria do imóvel é o momento ideal para tirar todas as suas dúvidas sobre a unidade. É a hora de aproveitar a presença do representante da construtora para questionar sobre todos os detalhes sobre a casa ou apartamento. Não encerre a visita enquanto houver alguma pergunta a fazer.

Estes são os principais pontos que precisam ser levados em consideração no momento da vistoria de apartamento novo. Lembre-se que este é o momento de tirar todas as suas dúvidas sobre o imóvel que você está adquirindo. Faça todas as perguntas que considerar pertinentes ao representante da construtora. Não encerre a visita com dúvidas.

Nosso conteúdo foi útil para você? Gostaria de saber mais sobre o mercado imobiliário? Então assine nossa newsletter e receba sempre em primeira mão nossas novidades!

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!