Meu Yticon
Espaço exclusivo para
clientes Yticon
Campanha que tem o objetivo de chamar a atenção da humanidade para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional das pessoas e das instituições humanas.
O mundo pede saúde mental! Essa é a mensagem de alerta à humanidade que o Janeiro Branco trás como forma de conscientização em sua 9º edição de 2022.
O que é o Janeiro Branco?
O primeiro mês do ano, em termos simbólicos e culturais, é considerado um mês de renovação para todos nós. Com o novo ano que se inicia, repensamos nossas vidas, hábitos e relações. Desse modo, Janeiro foi designado para chamar a atenção para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional das pessoas. Campanhas de conscientização sobre o assunto que muitas vezes é considerado um tabu, muda os paradigmas da realidade brasileira, orientando e inspirando autoridades a repensarem a importância das questões relacionadas à saúde mental.
Idealizado pelo psicólogo Leonardo Abrahão, a Campanha iniciou-se em Janeiro de 2014 quando psicólogos(as) de Uberlândia (MG) foram às ruas, às instituições e às mídias da cidade para falar às pessoas sobre “Saúde Mental”, “Saúde Emocional”, “sentido de vida”, “Qualidade Emocional de Vida” e “Harmonia nas Relações Humanas”.
Com a pandemia do COVID-19, as antigas e já comentadas necessidades da Saúde Mental viraram “emergências públicas”. Por se tratar de um momento delicado, onde todos nós passamos por dificuldades seja de estresse, ansiedade ou até mesmo depressão com a situação atual. No Brasil, de acordo com uma pesquisa do Instituto FSB, 62% das brasileiras e 43% dos brasileiros afirmaram que a saúde emocional ‘piorou’ ou ‘piorou muito’ durante a pandemia. Ou seja, a Saúde Mental mais do que nunca requer uma atenção redobrada e cabe a todos nós desconstruir pensamentos atrasados de que não é preciso cuidar-se mentalmente.
No Brasil, em alguns lugares, o mês de Janeiro de forma oficial e simbólica virou Lei Municipal e Lei Estadual ao longo dos últimos anos como o mês da Saúde Mental em vários municípios e estados do país. Em outras palavras, isso significa dizer que, por conta do Janeiro Branco, a Saúde Mental virou pauta nacional!
Por que Janeiro Branco?
O termo “Janeiro Branco” refere-se a como uma “folha em branco”, em que todas as pessoas podem e devem ser inspiradas a escreverem ou reescreverem suas histórias de vida! O Brasil, de acordo com dados publicados no G1, tem o maior índice de pessoas com ansiedade no mundo! Dá pra imaginar tamanho impacto? Consciente disso, todos devem entender a importância de se cuidar e priorizar sua saúde mental em tempos como o de agora.
O que é realizado no mês do Janeiro Branco?
Para contribuir e decisivamente construir o fortalecimento do discurso de “cultura da saúde mental” que estimula e garante a construção de políticas públicas em benefício da saúde mental dos indivíduos e das instituições. É incentivado a prática do diálogo, que incluem rodas de conversa, entrevistas, palestras, caminhadas e tira-dúvidas.
Como o Janeiro Branco pode ajudar?
Ao se falar sobre o Janeiro Branco, ajudamos a colocar em pauta este assunto pouco repercutido, contribuindo para:
Colocar os temas da Saúde Mental e da Saúde Emocional em máxima evidência na sociedade.
Construir, fortalecer e disseminar uma “cultura da Saúde Mental” na humanidade.
Valorizar a subjetividade humana e o combate ao adoecimento emocional das pessoas.
Desenvolvimento e a disseminação do conceito de ‘psicoeducação’ entre as pessoas e as instituições sociais.
Desenvolvimento e a valorização de políticas públicas relativas aos universos da Saúde Mental em todo o mundo.
Quem cuida da mente, cuida da vida!
Esta campanha é dedicada a sensibilizar as instituições sociais, públicas e privadas, e os poderes em relação à importância de projetos e políticas públicas, recursos financeiros, espaços e iniciativas socioculturais empenhados em valorizar as demandas do universo da Saúde Mental e Emocional. A Yticon Construção e Incorporação apoia e prioriza a saúde mental dos nossos colaboradores.